Captura de Tela 2018-06-11 às 16.20.59

Cozinhar é um ato de amor, por isso, nada mais natural do que preparar algo especial com quem você mais ama. Melhor ainda se você souber combinar os ingredientes da sua preparação com a bebida adequada. Conversamos com profissionais dos melhores buffets de casamento e com distribuidores de bebidas para te inspirar e te ajudar nessa amorosa tarefa. Selecionamos cinco receitas super fáceis para você preparar com o seu amor e dicas para harmonizar cada prato com vinhos. Confira agora e prepare-se para colocar a mão na massa e deixar seu coração na cozinha!

pimenta-rosa-1

Uma entrada leve e deliciosa

Começamos a nossa seleção com uma entrada leve e básica, dica do pessoal da Saint Morit’s Buffet e Eventos, empresa especializada em catering que está há mais de 50 anos no mercado. Com a experiência de quem realiza cerca de 200 casamentos ao ano e conta com uma equipe especializada, a sugestão é uma deliciosa Salada de Queijo Cabra. Os ingredientes são super fáceis de encontrar:

Mix de folhas (alface-americana, alface-crespa, alface-roxa, alface-romana e radicchio)
Croutons
50g gergelim
100 g de queijo de cabra;
Uvas verdes sem sementes
10 ml de shoyu;
30 ml de mel;
50 ml de azeite.

Captura de Tela 2018-06-11 às 16.11.35

Como fazer: faça uma massinha do queijo de cabra e envolva a uva posteriormente passe no gergelim. Usando um garfo, bata o shoyu com o mel e o azeite. No prato, coloque a porção do mix das folhas e regue com o molho. Posicione as uvas e finalize com croutons.

Bons vinhos para harmonizar

Pedimos para o pessoal da Wines and Roses uma consultoria para harmonizar cada prato desse post. Para quem ainda não conhece, a Wines and Roses oferece atendimento diferenciado, consultoria para dimensionamento e harmonização das bebidas de acordo com o perfil dos noivos e do casamento.

Harmonização: os aromas frutados dos vinhos brancos são capazes de contrabalancear a acidez do queijo sem causar um contraste muito intenso, nem qualquer outro tipo de estranheza para o paladar. Vinhos elaborados a partir de uvas Chardonnay e Sauvignon Blanc são uma ótima pedida para acompanhar o queijo de cabra.

Risoto ou peixe?

Como prato principal, temos duas sugestões para você preparar uma deliciosa refeição a dois! A primeira delas é um maravilhoso risoto de queijo Brie com Parma sugerido pelo pessoal da D.A. Gastronomia um dos buffets mais reconhecidos do Rio de Janeiro. A receita rende 15 porções (perfeito para o seu open house), mas você pode diminuir as medidas para um jantar para dois! Vamos aos ingredientes:

1kg arroz arboreo
200g manteiga
500 ml vinho branco seco
2 cebolas pequenas

Para o caldo você vai precisar de:

1 cebola
2 talos de aipo
1 talo de alho poró
1 cenoura média
1 litro de água

200g parma assado e triturado
50g parma inteiro
250g queijo brie
100g queijo parmesão ralado

Captura de Tela 2018-06-11 às 16.15.33

Como fazer: Comece pelo caldo. Pique grosseiramente a cenoura, a cebola, o aipo e o alho poro. Regue uma panela funda com azeite. Coloque os legumes e 1 litro de água até ferver.

Em seguida, pegue o presunto de parma cru e coloque em um tabuleiro forrado com papel alumínio por aproximadamente 20 min em forno 150oC (até assar). Triture metade da quantidade e reserve metade para decorar.

Dê um toque de originalidade e inclua o Menu com ouro no seu casamento: exclusividade e muito luxo!

Para o risoto,  pique as cebolas em brunoise (cubos bem pequenos). Coloque em uma panela a metade da quantidade de manteiga e a cebola. Quando a cebola murchar coloque o arroz e um pouco do parma triturado e mexa. Acrescente o vinho e mexa até evaporar todo o álcool. Aos poucos vá acrescentando o caldo, mexendo sempre, até chegar ao ponto de al dente (aproximadamente 15 a 20 minutos). Acrescente o queijo brie cortado em cubos e o queijo parmesão. Desligue o fogo e acrescente o restante da manteiga.

Harmonização: a dica da Wines and Roses para esse risoto é harmonizar tanto com um vinho tinto, por causa do presunto parma (que é salgado, gorduroso e de sabor forte), quanto com um vinho branco, por causa do queijo brie (que é um queijo de textura cremosa e sabor mais suave). A equipe escolheu um Cabernet Sauvignon, um dos melhores vinhos, já que cumpre bem seu papel.

vinhos-argentinos-0005-bdfm-reserva-cabernet-sauv

Se você não curte muito risoto, temos outra alternativa proposta pela equipe Samantha Laurindo Gastronomiade Búzios. Conhecidos pelo trabalho com menus personalizados além do tradicional, os profissionais apostam num peixe crocante com batatas rústicas.

Como fazer? Comece colocando as batatas, que devem ser bem pequenas, no forno um pouco antes do peixe, enroladas em papel alumínio. Enquanto isso, faça o molhinho básico. Refogue numa frigideira com um fio de azeite um pouquinho de cebola bem picadinha. Quando murchar, acrescente um pouco de cream cheese e, em seguida, um pouquinho de leite para deixar mais fino. Tempere com sal e pimenta e, por fim, depois de desligar o fogo, acrescente salsinha e cebolinha picadas. Depois de retirar as batatas assadas do forno, amasse-as levemente e sobre elas coloque o molho.

Captura de Tela 2018-06-11 às 16.20.59

Para o peixe: corte os filés de merluza (ou peixe de sua preferência) em quadrados e tempere com sal, pimenta do reino suco de limão e azeite de oliva. Depois, envolva os pedaços em farinha panko (típica da culinária japonesa), mas que pode ser substituída por farinha de rosca, ou mesmo por pão esmigalhado. Leve o peixe ao forno por 20 minutos, uma viradinha e prontinho!

Harmonização: dependendo da textura do peixe as batatas tendem a suavizar o paladar. Um branco com uma acidez mais alta pode ser uma boa opção, como um Echeverria Reserva Sauvignon Blanc sugerido pela Wines and Roses.

 echeverria-reserva-sauvignon-blanc

 

Para fechar com chave de ouro

Você pode terminar essa romântica homenagem gastronômica com o seu amor em grande estilo com uma dessas duas sobremesas! A primeira dica vem do pessoal da D&G Eventos – Gastronomia e Bar. O buffet que funciona a domicílio e trabalha com o objetivo de causar as melhores sensações gastronômicas em todos os convidados sugeriu uma sobremesa bem gostosa e super fácil de preparar: merenge de morango com kiwi.

Você vai precisar apenas de:

Morango e Kiwi picado
Chantilly batido
Suspiro

Como fazer: Faça uma camada de suspiro quebrado em uma tigela, coloque frutas e chantilly por cima. Repita até forrar toda a travessa. Leve a geladeira por 6 horas e sirva essa maravilha!

Harmonização: para não “esmagar” o sabor delicado da sobremesa, o ideal é uma bebida mais delicada. Leveza, baixo teor alcoólico e aromas cítricos devem ser características do rótulo escolhido. Por isso, a equipe da Wines and Roses sugere o Moscato d’Asti, vinho tipo sauternes.

Outra dica de sobremesa gostosa e fácil vem do Pimenta Rosa Gastronomiabuffet que tem mais de 15 anos de experiência no mercado e que destaca-se por sua gastronomia contemporânea, uma experiência única. A proposta da equipe é uma receita tradicional de família: o rocambole de rico. O melhor de tudo é que a receita leva apenas cinco ingredientes:

250g de manteiga
250g de açúcar mascavo peneirado
250g de trigo peneirado
6 ovos
2 colheres de chá de fermento químico

Captura de Tela 2018-06-11 às 16.23.19

Como fazer: Bater bem o açúcar, a manteiga e as gemas formando um creme bem fofo e esbranquiçado. Bater as 6 claras em neve à parte e envolver delicadamente com o creme. Em seguida, juntar a farinha de trigo já misturada com o fermento, em movimento de baixo para cima. Untar uma forma e forrar com papel vegetal. Untar também o papel. Assar em forno médio pré-aquecido. Tirar do forno, deitar sobre um pano úmido polvilhado com açúcar, rechear com goiabada bem cremosa e enrolar. Bom apetite!

Pense com carinho nos seus convidados e Monte a carta de bebidas do seu casamento com auxílio de uma consultoria especializada!

Harmonização: nesse caso, o pessoal da Wines and Roses explica que a gordura e o açúcar pedem algo mais forte, com mais acidez, aroma e sabor marcante. Por isso, nada de brancos. Como são leves demais, desaparecem por completo ao serem apreciados com a sobremesa. A dica é apostar num Banyuls, Jerez de Pedro Ximénez, vinho do Porto LBV.

Gostou dessas dicas? Com essas receitas e essas sugestões top para harmonizar seus pratos com bons vinhos, você vai surpreender seu amor e acertar em cheio!

 

SOLICITE UM ORÇAMENTO – ORÇAMENTOS

 

 

Fonte: https://www.zankyou.com.br/p/5-receitas-deliciosas-para-o-seu-primeiro-jantar-a-dois-da-entrada-a-harmonizacao-com-vinhos

 

Nenhum comentário até o momento.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Site campo é opcional