JANTAR À FRANCESA: QUANDO OPTAR POR ELE.

O serviço à francesa é ideal para quando se decide oferecer um jantar formal a um convidado. Muito utilizado em bons restaurantes, residências, navios, embaixadas e consulados, o estilo exige qualidade e elegância.

O serviço é composto de diversos detalhes e regras de etiqueta, todos fundamentais para garantirem a elegância e o refinamento do evento


Menu


O que será servido é escolhido baseado no motivo da festa e no gosto pessoal do homenageado ou anfitrião, porém é dividido em entrada, pratos quentes, acompanhamentos e sobremesas.

Bebidas

Durante o jantar, serve-se primeiro a água, depois os vinhos de acordo com os pratos. O champanhe é reservado para a sobremesa e os brindes, se houver. Após o café, serve-se o licor ou conhaque, que são bebidas digestivas.

Arrumação da mesa


Devido à formalidade do evento, a colocação da mesa é de extrema importância para que o serviço corra com perfeição. Existe uma sequencia que deve ser respeitada na colocação de utensílios a mesa que irá guiar o convidado na ordem dos pratos.

Conclusão

Quando se opta por esse tipo de serviço o foco do evento vai ocorrer à mesa. É um serviço que exige tempo e obedece um protocolo rígido. Isso não descarta a possibilidade de um momento mais informal anterior ao jantar com um serviço de antepastos ou finguer foodvolante.
Quando feito em residência o ideal é que se tenha espaço àmesa para todos os convidados.

No caso de eventos maiores tem-se que se pensar no protocolo da festa, sabendo que ao inicio desse tipo de serviço todos devem estar sentados, tendo em vista que segue-se uma sequencia igual de pratos para todos os convidados.

No Royal Gourmet disponibilizamos esse tipo de serviço para até 30 pessoas em residência, levando-se em consideração todas as observações acima. Nossa Chef Karine Rodrigues ajuda na elaboração do cardápio juntamente com os anfitriões e é responsável pelo serviço no local.

 

Nenhum comentário até o momento.

Deixe uma resposta