A festa de Debutante marca um momento único e especial na vida de uma menina! Comemorar os 15 anos é uma tradição de muito tempo e um evento cheio de costumes e simbologia. Nesse post te mostramos todos os tradicionais detalhes que marcam essa festa!

Roteiro para uma festa tradicional

Para seguir todos os passos de uma festa de 15 anos como manda a tradição, existe um certo roteiro para acompanhar durante o evento.

No início da festa é comum que a aniversariante faça a recepção junto aos seus pais e irmãos. É o momento em que os convidados estão chegando e a família recebe e tira fotos com todos. Não existe um tempo determinado para fazer a recepção, mas em torno de 1 hora é suficiente.

Durante essa recepção são servidos os canapés e as entradas! Depois dessa momento normalmente a debutante deixa o salão para se arrumar e fazer a troca do vestido. Então é servido o jantar, que deve durar em torno de 1h a 1h30.

A aniversariante então volta para fazer sua entrada triunfal! Normalmente próximo às 0h começa o cerimonial, que pode durar aproximadamente 1h! Cada um desses passos não precisam ser seguidos exatamente nessa ordem, mas normalmente a família da debutante a presenteia assim que ela entra na pista!

A primeira valsa é feita com o pai seguida por outros familiares que a debutante escolher como o avô e o padrinho. Algumas aniversariantes optam por não ter um príncipe, mas se não for esse o caso essa é a hora da valsa com o príncipe.

A tradição que segue esse momento é a dança dos 15 casais. Esses pares costumam ser os amigos da aniversariante, e mesmo que o costume sejam 15 meninas e 15 meninos, esse número pode ser diferente de acordo com a vontade da debutante, ou até não ter 15 casais, por exemplo, ter apenas 15 amigas, uma tendência nas festas atuais.

O momento mais emocionante!

Durante o cerimonial de uma festa de 15 ano é comum que sejam feitas homenagens e retrospectivas, o momento de maior emoção da noite! Nesse caso as surpresas podem não ser a melhor escolha! O ideal é avisar a assessora do evento antes, para que ela consiga controlar esse tempo sem prejudicar o cronograma do cerimonial.

E, após essa etapa, é sugerido que seja feito um brinde com toda a família para dar início ao parabéns! Esse tempo é ideal para as fotos de celebração e brinde junto ao bolo. As fotos ficam lindas e são lembranças eternas desta festa única!

Após o corte do bolo, que pode ser um verdadeiro ou cenográfico, é feita a abertura da pista!

Que comece a festa!

Já na pista, algumas debutantes sobem para o camarim e trocam de vestido ou tiram a saia longa da valsa e substituem por uma mais curta e confortável. Algo que pode ser feito, é uma coreografia da aniversariante com as amigas nesse momento com uma música bem animada para iniciarem a noite!

Desse momento em diante da festa de 15 anos é só curtição! Algumas aniversariantes também gostam de entregar rasteirinhas e servir os deliciosos lanchinhos da madrugada. Esses mimos são super bem vindos e os convidados adoram!

Nenhum comentário até o momento.

Deixe uma resposta