O buffet é um dos pontos mais importantes para o sucesso de uma festa de casamento. Por isso, é muito importante avaliar com cuidado o parceiro que lhe ajudará a transformar o seu sonho de casamento em realidade. Veja a seguir, 10 perguntas fundamentais para ajudá-la na escolha e contratação do buffet de seu casamento.

Condições de pagamento

1. Quais são as opções de formas de pagamento?

Há locais que solicitam pagamento antecipado ou aceitam parte ao final do serviço. É importante encontrar um serviço de buffet que ofereça condições de pagamento que se encaixem em suas necessidades. Lembre-se de que há casos em que há diferenças no valor se pago à vista ou parcelado, verifique também essa questão.

2. O preço do pacote sofrerá algum ajuste?

É importante solicitar que tudo seja documentado em proposta ou, preferencialmente, em contrato. Se você fechar o contrato com bastante tempo de antecedência, questione se haverá mudanças na tabela de preços do buffet e como isso impactará no serviço que você está contratando.

3. Qual é o valor da hora extra?

Outro ponto importante é checar como são cobradas as horas extras. Pode ocorrer de a festa alongar-se mais do que você prevê. Negocie e inclua no contrato qual é o valor da hora extra e a sua forma de pagamento.

Cardápio

4. Há possibilidade de personalizar o cardápio?

Há alguns serviços de buffet que trabalham com opções fechadas de cardápio ou são especializados em determinado tipo de comida. No caso de um casamento temático, por exemplo, essa questão poderá ser crucial para o sucesso de sua festa. Por isso, é importante averiguar qual é a flexibilidade do fornecedor para atender às suas necessidades.

5. Há opções de cardápio para diferentes serviços?

Há buffets que trabalham especialmente com serviços à francesa, por exemplo, e não possuem cardápio para brunch. Assim, é importante verificar que tipo de serviço combina com a sua festa e buscar por parceiros que ofereçam cardápios que se alinhem com as suas definições (para dicas sobre os tipos de serviços disponíveis, baixe gratuitamente o “Guia completo: Como organizar sua festa de casamento sem preocupação!”).

6. Quais são as opções de bebidas?

Normalmente, os serviços de buffet oferecem algumas bebidas inclusas, como água, sucos e refrigerantes, sendo possível incrementar a oferta com outras bebidas e drinques.

Verifique qual será a taxa cobrada e, no caso de querer oferecer, por exemplo, espumantes com o rótulo personalizado com os dados do casal, se essa prática é aceita pelo buffet.

Estrutura/Serviços

7. O buffet oferece salão ou espaço ao ar livre?

Há buffets que oferecem apenas o serviço de alimentação e outros que possuem espaço para a realização da festa. Fechar esses dois serviços com um só fornecedor, poderá dar mais tranquilidade e gerar um custo menor.

Dependendo do estilo do casamento, pode ser muito importante ter à disposição ambiente ao ar livre (por exemplo, se você optar por uma decoração rústica). Ou, se for um casamento clássico e formal, um salão versátil que possa receber a sua decoração. Verifique quais são as opções oferecidas pelo buffet e se o tamanho do espaço é suficiente para o seu número de convidados.

8. Quais são os itens que estão incluídos no serviço?

Como falamos antes, é importante que esteja muito claro todos os itens que fazem parte do serviço contratado. Por exemplo, você pode supor que alguns itens de decoração ou serviços como o de vallet estão inclusos e, quando precisar deles, descobrir que não faziam parte do acordado. Assim, explicite as suas necessidades e solicite sempre que todos os itens que fazem parte dos serviços contratados estejam formalizados em um contrato.

9. O buffet possui um bom portfólio?

É muito importante visualizar o portfólio do buffet. Imagine os riscos se você comprasse um produto sem vê-lo ou sem visualizar alguma imagem dele. Por meio do portfólio você poderá ter uma ideia mais assertiva sobre a estrutura do local e o seu cuidado com os detalhes. É sempre interessante solicitar imagens de mesas de outros casamentos montadas.

Vale lembrar que, além do portfólio, é altamente recomendado fazer, a degustação do cardápio para verificar se o que é bonito nas fotos também é saboroso.

10. Como é a segurança do buffet?

Esse item é muito importante para a tranquilidade do casal e de seus convidados. Questione sobre como é realizada a segurança do buffet, tamanho da equipe, como é realizado o controle de acesso aos eventos, etc.

Lembre-se, quanto mais detalhes você tiver, melhor conseguirá planejar a sua festa de casamento. Procure por serviços de buffet que mostrem-se dispostos a responder a seus questionamentos e que tenham boa reputação no mercado.

Veja nesse post mais dicas sobre o que é importante considerar na hora de escolher um buffet.