O casamento é envolto em uma série de códigos e ritos tradicionais, entretanto cada vez mais os noivos buscam soluções diferenciadas para seu momento tão especial, visando a criar uma festa que realmente transmita aos convidados a essência, os gostos e as preferências do casal.

Veja 12 dicas de como inovar na sua festa, a maior parte delas são opções simples e não onerosas. Assim, você poderá deixar a sua festa de casamento mais criativa sem extrapolar o orçamento.

1. Chuva de arroz diferente

No lugar da tradicional chuva de arroz, você poderá utilizar bolhas de sabão, sparkles, papéis coloridos picados ou fitas de cores diversas. O efeito visual fica lindo!

2. Buquê de origami

Outra ideia para inovar no seu casamento é utilizar buquê de origami. O resultado fica diferente, bonito e, ainda por cima, suas flores nunca murcharão!

3. Máscaras para os convidados

Para festas de casamento mais informais ou mesmo temáticas, ter um cantinho com máscaras para os convidados poderá render bons momentos de diversão e fotos bem diferentes!

4. Instagram exclusivo da festa

O casal poderá criar uma conta no Instagram só para o seu casamento, com login e senha compartilhados com todos os convidados ou, ainda, uma hashtag exclusiva! Assim, todos poderão postar lá registros de sua festa e vocês terão muitas fotos bem fáceis de se localizar!

5. Entrada diferente

Os casais mais ousados poderão optar por uma entrada diferente da tradicional. Eles poderão entrar na festa andando de bicicleta ou patinete, segurando plaquinhas com frases engraçadas, dançando uma música pouco usual, etc.

6. Pallets na decoração

Para uma festa rústica, vintage ou no campo, você poderá utilizar pallets na decoração. Eles são bastante versáteis, conferem estilo ao local e podem reduzir os custos com decoração de sua festa.

7. Taças personalizadas

Para ter uma festa criativa, todos os detalhes são importantes. Você poderá personalizar suas taças com tinta lousa, por exemplo, ou, ainda, vesti-las de noivo e de noiva.

8. Livro de assinaturas criativo

Que tal ao invés de utilizar um livro de assinaturas tradicional, os registros de presença serem feitos com tinta colorida nos polegares dos convidados? O resultado fica lindo, você poderá, posteriormente, transformar os registros em belos quadros de recordação.

9. Inove nos convites

Você poderá utilizar balões, rolinhos de filmes (ficam ótimos para festas vintage), garrafinhas, simular capas de jornais/revistas com a festa sendo anunciada na manchete, etc.

10. Lembrancinhas diferentes

Seus convidados poderão ser presenteados com CD com seleção musical do casal, kit contra ressaca, caixinhas personalizadas com balinhas, saquinhos com sementes, abridores de em formato de coração, entre outras opções menos usuais.

11. Buffet e bar

Junto a opções mais tradicionais, você poderá oferecer aos convidados, por exemplo, água saborizada, barquinhos com água de coco, Caipilé (drinks com picolés), mini porções volantes e comidinha de boteco (para festas mais informais), polentinhas em formato de coração ou um cardápio que remeta à “comidinha da avó” ou ao tema de seu casamento (veja aqui mais dicas de como montar o cardápio do seu casamento).

Outra dica é montar um candybar, repleto de guloseimas e com os doces preferidos do casal.

12. Topo de bolo original

Você poderá inovar também no seu topo de bolo. Há opções com pecinhas de Lego ou quebra-cabeças, com fotos e os tradicionais topos de biscuit, porém com detalhes divertidos, montando uma cena ou remetendo a personagens.

Planejar uma festa de casamento única e inesquecível é o sonho de qualquer noiva.

Veja nesse post algumas tendências em decoração para casamento que poderão ajudá-la a tornar esse momento ainda mais especial!