A comemoração dos 15 anos é uma tradição e um momento único na vida das debutantes. Para comemorá-lo, de modo geral, escolhe-se entre oferecer uma grande festa ou realizar uma viagem. Essa decisão é bastante difícil, pois abarca uma experiência que será inesquecível para a jovem. Então, como escolher?

Confira mais informações sobre essa comemoração e dicas essenciais para ajudar nessa escolha.

Origem da comemoração

A tradição do baile de debutantes surgiu na Europa antiga, onde famílias nobres realizavam um grandioso baile com o objetivo de mostrar à sociedade que sua filha estava amadurecendo e fazendo a transição entre a infância e a puberdade. Esses bailes eram marcados por grandes banquetes, danças (a valsa era a dança oficial) e alegria. Um dos pontos altos da festa era quando a debutante trocava o vestido mais simples por um vestido ricamente ornado para dançar a valsa com seu pai.

Embora já estivesse presente desde a época de Dom Pedro I, no Brasil essa comemoração ficou realmente popular nos anos 1950, quando passou a ser feita em grandes clubes.

A viagem

A viagem passou a ser uma opção mais comum no Brasil a partir dos anos 1980. Conhecer um novo lugar, melhorar a fluência em um idioma, ter contato com outra cultura, são alguns dos motivos que levam jovens a escolherem a viagem. Há, a opção de, além de viagem turística, realizar uma viagem de intercâmbio, realizando um curso em outro país.

A festa de 15 anos

Embora a festa seja a opção tradicional para comemorar os 15 anos, hoje ela é totalmente customizada pelas debutantes. Muitas optam por temas personalizados (festa à fantasia, steampunk, circense, etc) que tornem a sua festa única. Pensar sobre a festa perfeita também é uma oportunidade de desenvolver habilidades como organização e gestão do tempo, além de ser um momento de autodescoberta da jovem, que avaliará suas preferências, gostos e valores e poderá compartilhá-los com sua família e amigos em momentos de alegria e descontração.

Viagem ou festa de 15 anos: o que considerar na hora da escolha

Sonho

Muitas jovens possuem, desde criança, o sonho de realizar sua festa de 15 anos. Elas desde cedo pensam no tipo de vestido que gostariam, em quem seriam seus convidados, na seleção musical. Para elas, realizar uma festa de 15 anos é a concretização de um sonho. Outras pensam em um destino de viagem inesquecível que gostariam de realizar, mas ficam em dúvida se não poderiam visitá-lo em outro momento da vida. Avalie qual, de fato, é o seu sonho de 15 anos.

Com quem comemorar

Se você gostaria de comemorar o seu momento especial com toda sua família e amigos, a festa é mais indicada. Já se você prefere um momento de autodescoberta sozinha ou com apenas algum amigo ou familiar, a viagem pode ser uma boa opção.

Custos

É importante ter claro qual é a verba disponível para a comemoração. A partir disso, pensar nos custos demandados pela festa (buffet, DJ, vestido, etc.) e pela viagem (passagens, hotel, transporte local, alimentação, etc.). No caso da festa, os custos podem ser previamente calculados com mais precisão. Na viagem, surgem muitos custos de última hora enquanto você está realmente no local (se a viagem for para o exterior, há ainda a variação da moeda).

Qual é a sua opinião sobre o tema? Compartilhe conosco aqui nos comentários!

Comentários  / 1

Os comentários estão agora fechados.