Desde a gestação, uma dúvida já acomete e acompanhará as futuras mamães: fazer ou não fazer a festa de 1 ano de seu filho? Veja aqui motivos que mostram a importância que essa comemoração pode ter na vida da criança e de sua família.

Você conhece a origem da comemoração?

Não há consenso sobre a origem exata da celebração da festa de 1 ano. Entretanto, antigamente acreditava-se que o jovem aniversariante ficaria mais vulnerável nessa ocasião a seres como fadas boas ou más. Assim, a família reunia-se na data ao redor do aniversariante, para protegê-lo enviando seus desejos de felicidade a ele.

4 motivos para realizar a festa de 1 ano de seu filho

1. Comemoração como demonstração de carinho

Comemorar o primeiro ano de seu filho está relacionado a reunir pessoas amadas em um momento especial de agradecimento e celebração pela vida do bebê, constituindo-se em uma forma, entre outras, de demonstrar carinho por ele.

2. Celebração da maternidade/paternidade

Além da comemoração do aniversário, a data também motiva a celebração da maternidade/paternidade. Há gravidez difícil, de risco e muito aguardada… Esse é o momento de comemorar uma vitória e uma das transformações mais significativas de sua vida. Ele marca um ano de grandes mudanças para os pais, um ano em que eles conheceram uma das pessoas mais importantes de suas vidas.

3. Interação com família e amigos

A festa de 1 ano é um excelente momento de a família e amigos interagirem e mostrarem-se presentes na vida da criança. É importante que ela tenha contato com mais pessoas além de seu núcleo familiar, dividindo momentos de alegria e carinho com elas.

4. Criação de recordações únicas

As fotos e vídeos captados na festa certamente constituirão lembranças únicas tanto para a família quanto para a criança, que, ao vê-los, poderá sentir todo o amor e carinho que a cercaram naquela data especial.

Extra: a importância da celebração dos primeiros anos de vida da criança

Há diversos estudos sobre como as celebrações de aniversários nos primeiros anos de vida impactam as crianças. Por exemplo, na pesquisa de Klavir e Leiser, chegou-se à conclusão de que as crianças relacionam diretamente as festas com a possibilidade de crescimento, passagem do tempo e envelhecimento. Nessa pesquisa, constatou-se, por exemplo, que as crianças, em seus primeiros anos de vida, comumente acreditam que, se não houver festa, elas continuarão com a mesma idade. A festa seria um marco que indicaria que o tempo realmente passou e que as ajuda a perceber tanto como funciona a passagem do tempo quanto que elas estão mudando e crescendo. Assim, a festa, além de todo o valor emocional, pode também impactar no sistema cognitivo da criança em seus primeiros anos.

 

O aniversário de 1 ano é um momento muito importante, marcado por emoção e alegria e que encerra o ciclo do primeiro ano de vida da criança, sinalizando também as transformações na vida dos pais. Veja aqui alguns exemplos de celebração dessa data tão especial!

Os comentários estão fechados.