Os casamentos temáticos estão entre as tendências mais interessantes do momento. Isso porque eles permitem um alto nível de personalização do evento, fazendo com que os noivos compartilhem com seus convidados algum filme, livro, viagem ou interesse especial para o casal, tornando sua festa única e ainda mais divertida. Confira nossas cinco ideias para casamentos temáticos.

Planejando casamentos temáticos

Primeiramente, é preciso encontrar um tema que seja especial tanto para o noivo quanto para a noiva. Esse tema poderá estar presente em itens importantes como a decoração da festa, o traje do casal e de seus convidados, o cardápio, as lembrancinhas.

Assim, faça uma pesquisa por referências de itens e ideias relacionados ao tema escolhido. Certifique-se de compartilhar com os convidados qual é a importância do tema para o casal e de deixá-los à vontade com a proposta da festa – por exemplo, ao invés de solicitar que todos trajem determinada vestimenta, o casal poderá disponibilizar acessórios temáticos durante o evento; esta é uma solução divertida e que não causará constrangimentos.

#1 Star Wars

(Fonte: Pinterest)

Se o casal é fã da saga criada por George Lucas, um casamento inspirado em Star Wars pode ser uma grande ideia.

Os noivos poderão entrar na festa com a trilha da “Marcha Imperial” e com um cortejo de Stormtroopers (os padrinhos e as madrinhas, por exemplo). A noiva poderá utilizar um penteado inspirado no estilo icônico da Princesa Leia e o casal poderá optar em utilizar vestimenta totalmente temática ou apenas detalhes que remetam ao filme (por exemplo, abotoaduras ou pin do Darth Vader). A base do buquê poderá ser feita de sabres.

O bolo poderá ser tematizado (ou apenas o topo), assim como doces e outros itens do cardápio. As mesas poderão ser divididas por classes como Jedis, Padawans, droids, etc.

Na decoração, frases clássicas do filme e trajes Jedi. Para as lembrancinhas, pequenos sabres com tag com o nome do casal, serão um charme extra para o evento.

#2 Clima de boteco

(Fonte: Google)

Esse é um tema que tem feito grande sucesso. O cardápio pode incluir deliciosos e característicos petiscos como bolinhos de queijo ou de bacalhau, iscas de frango, tábua de frios, e, entre as bebidas, é claro, opções de chopp ou cervejas – as artesanais são ótimas opções.

A decoração deve ter um clima mais rústico, com móveis de madeira, toalha xadrez, velas em formato de caneco de chopp, lousas com mensagens criativas, os arranjos de flores podem ser feitos com garrafas de vidro. Outra dica decorativa e divertida é disponibilizar uma mesa de sinuca.

Para a lembrancinha, porta-copos personalizados ou copos com o nome do casal são boas pedidas.

#3 Étnico/Viagem

(Fonte: Google)

Seja por origem, seja por afinidade, o casal pode optar por homenagear determinada etnia ou cultura no tema de seu casamento.

Nesse caso, o repertório musical poderá incluir canções características e o cardápio poderá ser personalizado com base na cultura escolhida. Dica: nesse caso, pode ser interessante optar por menu degustação, oferecendo pequenas porções dos alimentos, servidos em cumbuquinhas, taças e outros recipientes menores, a fim de que seus convidados, que não estão familiarizados com esses sabores, possam experimentá-los sem receio. As cores da bandeira do país homenageado podem ser a base da paleta de cores da decoração da festa.

Com a temática de viagem, uma dica é criar seu convite em formato de cartão postal ou de passaporte, dando aos convidados um carimbo a cada interação (chá de panela, cerimônia, festa, etc.).

Na decoração, malas vintage, mapas, globos, placas com nomes de destinos, réplicas de monumentos, porta-retratos com fotos de viagens do casal. No topo do bolo, os noivos podem estar vestindo mochilas de viagem, por exemplo.

#4 Circo

(Fonte: Google)

O circo também vem servindo de tema para casais que procuram por uma festa mais lúdica e informal, assumindo um clima mais vintage.

Podem ser montadas tendas temáticas no local, com a apresentação de malabaristas, pernas-de-pau, acrobatas, etc.

A paleta de cores pode ser composta por cores quentes, como o vermelho, que é característico do universo circense. Na decoração, luzinhas coloridas, miniaturas de carrossel, palhaços, bandeirinhas, balões.

Para a entrada do casal, uma bandinha pode tocar ao vivo temas circenses. No cardápio, porções de pipocas, churros, algodão doce (que poderão ser disponibilizados em um candybar, em carrinhos volantes ou food trucks).

#5 Cinema

(Fonte: Google)

Se os noivos forem cinéfilos de carteirinha, a sétima arte pode ser um bom tema para a festa. A começar pelo convite ou o save the date, que poderão ser feitos em formato de ingresso. Na entrada da festa, um tapete vermelho dará um clima todo especial.

Claquetes, cartazes de filmes (que podem ser personalizados com fotos dos noivos), estrelas e holofotes podem compor a decoração. Os vasos de plantas podem ser envoltos em embalagem que remeta à pipoca e os guardanapos podem ser tirinhas de rolo de filme.

No cardápio, cupcakes com toppers personalizados (com claquetes, por exemplo) ou doces com alusões a filmes da preferência do casal.

Réplicas da estatueta do Oscar com o nome do casal são opções charmosas de lembrancinha.
Os casamentos temáticos proporcionam momentos divertidos e inesquecíveis para o casal e seus convidados. Para que ele seja um sucesso, é preciso encontrar um tema especial para os noivos e utilizar criatividade para incorporá-lo à festa.

Continue encontrando inspirações para o seu casamento! Nesse post, confira 12 sugestões criativas que você poderá seguir em seu casamento temático!