O mini wedding vem ganhando cada vez mais espaço, por possibilitar a realização de festas requintadas, pessoais e personalizadas. Entretanto, ao contrário do que algumas pessoas pensam, o seu tamanho não faz dela uma festa menos complexa; de mini tem apenas o nome.

Veja nossas dicas para organizar com tranquilidade um mini wedding inesquecível.

O que é mini wedding

É uma festa de casamento mais intimista, normalmente para até 100 convidados. No lugar da festa de grandes proporções, há uma atenção redobrada para a personalização de cada detalhe. Esse é o tipo de celebração ideal para o casal que quer compartilhar esse momento apenas com familiares e amigos próximos e que fazem parte de suas vidas, oferecendo uma festa incrível para celebrar o momento.

Dicas para que seu mini wedding seja inesquecível

#1 Lista de convidados

A lista de convidados é um dos grandes desafios de qualquer festa, no mini wedding não é diferente.

Como o tamanho da festa será menor, assim também será a lista de convidados.

Para desenvolver a lista, considere a proximidade e a relação de amizade das pessoas com o casal. Dessa forma, parentes que vocês não têm contato, colegas com os quais não há uma relação de amizade, conhecidos, vizinhos, etc., são pessoas que possivelmente ficarão de fora de sua lista. Crie sua lista de convidados pensando nos familiares e amigos mais queridos e que fazem parte da trajetória do casal.

#2 Tema e estilo da festa

Existem diversos temas e estilos de casamento possíveis para festas de casamento de todos os tamanhos. O casal poderá optar por uma festa temática, que permite alto nível de personalização ao compartilhar um filme, livro, viagem ou outro interesse que seja especial para os noivos.

A opção do estilo da festa também depende da personalidade do casal. Há casais que sonham com um casamento formal e clássico, com todos os rituais tradicionais. Embora normalmente esse tipo de evento seja para um número de convidados maior, é possível adaptá-lo ao seu mini wedding, optando por vestido luxuoso, um salão delicadamente decorado e um buffet com serviço empratado.

Entretanto, no mini wedding é comum que o estilo seja semi-informal (quando nem todas as tradições são seguidas à risca) ou informal e moderno (uma festa mais casual e personalizada). Nesse estilo de festa, uma prática vem sendo adotada: a de troca de votos. Os noivos escrevem um textinho contando algo sobre sua história de amor e fazem a leitura durante a cerimônia, criando um momento emocionante para o casal e seus convidados.

Verifique qual tema ou estilo combina mais com as preferências dos noivos e com o orçamento disponível.

#3 Local da festa

Agora que você já sabe quantos convidados e qual será o tema/estilo de sua festa de casamento, é preciso buscar um local adequado ao seu sonho.

No mini wedding, o local da festa é um dos itens mais importantes a se definir. É necessário que o espaço acomode com conforto os convidados, tenha estrutura adequada e possibilite a personalização, para que tudo tenha a “cara dos noivos”.

Serviços de buffet normalmente são boas opções para o mini wedding, uma vez que possuem salões com capacidade para alocar seus convidados, expertise na organização desse tipo de evento e podem oferecer boas opções de pacotes com o cardápio + locação do espaço.

Invista em um local que seja charmoso e que tenha experiência para ajudá-la nesse momento tão especial.

#4 Decoração

A decoração é um dos itens fundamentais de um mini wedding. Nesse tipo de evento, a palavra de ordem é personalização.

Se o seu casamento for temático, a decoração poderá seguir o tema escolhido, customizando todos os detalhes.

Os itens do tipo DIY (do it yorself) fazem bastante sucesso. Você poderá, por exemplo, pintar garrafinhas de vidro e colocar flores nelas, criando um centro de mesa customizado.

Vocês poderão utilizar fotos da história do casal, objetos que tenham um significado para os noivos, lousas com mensagens lúdicas ou frases especiais, vasinhos de plantas, gaiolas e outros itens delicados que criem uma atmosfera de proximidade e intimismo.

#5 Fotografia

Não esqueça de contratar um fotógrafo para registrar todos os momentos de seu mini wedding. Dê preferência a profissionais que já tenham trabalhado nesse tipo de eventos. Compartilhe com ele o cronograma da festa, combine as fotos que você já sabe que irá querer – nesse tipo de evento, as fotos são mais pessoais e intimistas, veja referências e inspire-se.

#6 Cardápio

No mini wedding, normalmente o cardápio é mais elaborado e personalizado. O serviço também costuma ser mais requintado, uma vez que o número de convidados é menor. Como a palavra de ordem do mini wedding é a personalização, converse com o buffet antes de contratá-lo verificando se eles aceitam personalizações de cardápio. Inclua algum prato que seja especial para o casal.

Você poderá optar por um coquetel volante durante todo o período do evento, servindo canapés e mini porções, e por um serviço à francesa, combinando requinte e sofisticação.

O mini wedding é uma opção elegante que possibilita festas mais pessoais e personalizadas. Embora de proporções menores, a sua organização é complexa e demanda cuidado ainda maior com cada detalhe.

Veja nesse ebook mais dicas de como tornar a sua festa de casamento inesquecível.

Nenhum comentário até o momento.

Deixe uma resposta