Muitas noivas sonham desde crianças em casarem-se com um vestido digno de contos de fadas. Outras preferem modelos mais ousados. Independentemente disso, a escolha do vestido de noivas é uma das decisões mais importantes de quem está planejando sua festa de casamento. Veja nossas dicas para ajudá-la nesse momento.

6 dicas para escolhar o vestido de noivas perfeito

1. Pesquise antecipadamente modelos que lhe agradem

Comece a procurar em revistas ou sites (o Pinterest é uma boa opção) modelos de vestidos que você goste. Veja tendências, ideias e inspirações e procure por algo que realmente lhe encante.

Salve todas as imagens em uma pastinha; elas poderão fornecer referências futuras para o seu modelo. O ideal é iniciar essa pesquisa com, no mínimo, 6 meses de antecedência.

2. Defina o estilo do seu casamento

Antes de decidir o vestido, é importante decidir o estilo do seu casamento. Se, por exemplo, for estilo rústico, realizado na praia, um vestido mais clássico pode não ser a combinação perfeita. Ou se for um casamento temático (de filme, livro, país, etc.), o vestido poderá estar de acordo com o tema.

3. Tenha em mente a data e o local de realização da festa de casamento

Outro ponto muito importante para definir a escolha do vestido de noivas é saber quando o casamento será realizado. Você evitará, por exemplo, de casar no inverno, ao ar livre, com um vestido tomara que caia.

4. Avalie os prós e contras de comprar ou alugar um vestido

Se você tem o desejo de guardar o vestido como recordação ou para ser utilizado por sua filha, a compra é a melhor opção para você. Além disso, se o vestido for seu, você poderá fazer sessões de fotos estilo trash the dress, sem medo de ter de pagar multa depois por avarias no vestido.

Porém, lembre-se de acertar com antecedência quantas provas você terá, quando o vestido ficará pronto e se precisar realizar ajustes (por exemplo, se até a data houver variação no seu peso) como será o procedimento e se isso está incluído no preço.

Já se o orçamento está mais apertado, ou se você não terá onde guardar adequadamente o traje depois da festa, alugar um vestido é mais recomendável. Não esqueça de formalizar questões como qual é a data que o traje precisará ser devolvido e quais são os casos que poderão ocasionar multa.

Há, ainda, algumas lojas que oferecem a opção de confecção do primeiro aluguel – o estilista desenha o modelo, ele é produzido e você será a primeira noiva a utilizá-lo, mas o vestido nessa opção pertencerá à loja e não à noiva.

5. Experimente vários modelos e cores de vestidos

Pode ocorrer de você gostar de alguns modelos já na primeira loja. Ainda assim, é recomendado você visitar outros estabelecimentos e experimentar outras opções antes de tomar a decisão final.

Movimente-se com o vestido, ande com ele, sente-se, levante os braços, você poderá mesmo simular passos de dança, tudo para ter certeza de escolher um modelo que seja confortável o suficiente para acompanhar os seus movimentos. Se a sua prioridade é um vestido que garanta maior fluidez a seus movimentos, as rendas e sedas leves são ótimas opções de tecido. Já se você prefere algo mais estruturado, a organza de seda e o tafetá são boas escolhas.

Outra decisão importante é escolher a cor do vestido. Além do branco mais tradicional, tons de off-white e perolados também são opções para atualizar o modelo sem fugir de algo mais clássico. Se você não tem certeza da cor que deseja – ou, mesmo se tem, é importante vesti-la para visualizar como ela realmente ficará em você – experimente cores diferentes.

Você também poderá conjugar o vestido e o véu, se estiver em dúvida. Vestidos rodados ou estilo bailarina, por exemplo, combinam com véu curto ou pela cintura. Ver como ficará o vestido com o véu ajuda a dar concretude ao efeito conjunto dos itens principais de sua vestimenta para o grande dia e poderá facilitar sua decisão.

É importante também conhecer o seu tipo de corpo e o que combina com ele (veja sugestões do GNT para o vestido ideal para os diversos tipos físicos).

6. Decida com calma

A emoção pode afetar o seu julgamento, mantenha a calma, ouça a opinião dos vendedores e de suas madrinhas, entretanto, lembre-se de escolher algo que realmente lhe deixe feliz com a decisão. Uma dica é pedir para alguém fotografar as opções que você mais gostou, para avaliá-las conjuntamente em casa, com tranquilidade, para só depois fechar negócio.

O vestido de noivas, assim como o buffet, está no centro de atenção dos convidados de todo o casamento e está entre os itens que tanto os familiares e amigos quanto os noivos mais recordarão de sua festa. Por isso, é preciso fazer a escolha com calma e segurança para aproveitar ao máximo o seu grande dia.

Quer ver outras dicas para realizar o seu casamento sem preocupação? Baixe gratuitamente ebook com guia completo!

Comentários  / 2

  • Olá meu nome é Shirley e sempre sonhei em me casar vestida de noiva estilo mais romântico, tradicional,princesa. Porém meu noivo deseja que a cerimônia e a festa seja realizada no mesmo ambiente em uma chácara com piscina durante o dia. E agora surgiu a dúvida de qual modelo devo usar sem sair do que eu sempre idealizei… Posso usar vestido com saia removível? E o logo rodado?

  • oi gente
    gostei muito desse site, parabéns pelo trabalho. 😉

Deixe uma resposta