As festas de aniversário estão entre os momentos que ficarão na memória das crianças e de seus amigos e familiares. Essa comemoração é repleta de emoção e diversão.

Não deixe de proporcionar e compartilhar esses momentos inesquecíveis. Confira nossas 7 dicas de como fazer uma festa infantil de qualidade e com orçamento reduzido.

1) Comece a planejar a festa com antecedência

O fator tempo pode contribuir bastante para o investimento final de sua festa infantil. A organização deve iniciar com antecedência, para que seja possível solicitar com tranquilidade orçamentos e negociar valores.

Planejando cedo você poderá evitar, por exemplo, atualização de tabela de preços e terá, ainda, mais opções de horários disponíveis (a data e o horário escolhidos podem impactar no valor; finais de semana, por exemplo, costumam ser mais disputados e alguns serviços de buffet podem ter valores diferenciados para essas datas, informe-se).

2) Faça uma lista de convidados enxuta

O número de convidados é fator que possui um grande peso no valor final da festa infantil. Elabore uma lista priorizando os amigos e familiares próximos, depois amigos e colegas mais distantes. Se precisar enxugar, pense nesse segundo grupo de pessoas com as quais a sua família não possui tanto contato.

3) Centralize os serviços com poucos fornecedores

Normalmente, quando se fecha um pacote de serviços com poucos fornecedores, se consegue uma negociação melhor do valor total.

O buffet, por exemplo, poderão fornecer local (alguns possuem tanto opção de salões quanto de espaços ao ar livre) e serviço de buffet. Alguns trabalham com parceiros que, sendo indicados, também oferecem condições diferenciadas aos clientes do buffet, informe-se sobre essa possibilidade.

4) Economize com os convites

Para economizar com os convites, você poderá fazê-los você mesma utilizando programas ou aplicativos gratuitos (por exemplo, InviteBox, eBirthday e Red Stamp) e enviá-los por e-mail, Facebook ou WhatsApp (você poderá, por exemplo, criar um grupo para o aniversário de seu filho). Se preferir, você também poderá imprimir a arte criada em uma gráfica expressa.

5) Faça você mesma a decoração

Se o orçamento estiver reduzido, outra possibilidade é você mesma, com o auxílio de amigos e familiares, providenciar a decoração da festa (lembre-se de escolher um buffet que aceite a opção de receber decoração de fora).

Para economizar, mas não perder o tema do evento, uma possibilidade é comprar kits prontos para decoração de festa. Nesses kits normalmente há displays de chão, de mesa e painel decorativo. É uma opção mais acessível, com montagem bastante simples e que alegra e ornamenta satisfatoriamente festas infantis.

Há, também, diversos tutoriais disponíveis na internet que ensinam dicas fáceis para decorar eventos (há arranjos de balões e materiais em feltro ou EVA, por exemplo). Outra possibilidade é trabalhar o espaço com fotografias do aniversariante.

Por fim, vale lembrar que a mesa de doces, o bolo e demais itens do cardápio também serão um grande atrativo e item de destaque de sua decoração. Verifique as opções oferecidas pelo serviço de buffet.

6) Planeje bem as atrações da festa

Há diversas opções de atividades para entreter as crianças. Na ânsia de tornar a festa inesquecível, alguns pais acabam fechando muitas atrações e não deixando tempo livre para as crianças usufruí-las.

Assim, se o tema da festa for circo, por exemplo, você poderá contratar malabarista e palhaços, não sendo necessário contemplar todas as atrações comuns a um circo – o que teria um grande impacto no valor da festa e poderia saturar as crianças.

Os brinquedos locados são uma boa alternativa, pois o valor costuma ser mais acessível e o sucesso junto às crianças é garantido. No caso do tema do circo, camas elásticas e brinquedo inflável em formato de circo, com piscina de bolinhas seriam boas opções para não sair do tema – nem do orçamento.

7) Faça você mesma as lembrancinhas

Há opções simples, acessíveis e que agradam às crianças. Você poderá, por exemplo, fazer um saquinho recheado com delícias ou brinquedinhos (no caso citado acima, do circo, poderiam ser narizinhos de palhaço, por exemplo).

Cupcakes temáticos ou com a foto do aniversariante impressa em papel arroz costumam ser opção adequada para orçamentos reduzidos e que faz sucesso nas festas infantis.

Se você ainda está em dúvida sobre realizar ou não a festa de seu filho, confira esse post e saiba que, com planejamento e criatividade, é possível fazer uma festa infantil de qualidade com um orçamento reduzido.

Comentários  / 1

Deixe uma resposta