A definição do cardápio é uma das decisões mais importantes de quem está organizando uma festa de casamento. O buffet é um dos itens que mais impactam na experiência dos convidados e, também, no investimento do evento. Por isso, é fundamental levar em conta alguns fatores na hora de montar o cardápio da sua festa de casamento. Confira nossas dicas!

1. Considere o número de convidados

O primeiro fator que deve ser considerado é o número de convidados. O buffet é um dos maiores investimentos que você fará em sua festa. Assim, o número de convidados impacta diretamente no orçamento disponível para a escolha do cardápio.

Além disso, se for uma festa mais íntima, como um mini wedding, o cardápio deverá ser mais elaborado e personalizado e o serviço deverá ser mais requintado, visto que o número de convidados é menor. Nesse caso, a dica é optar por um serviço a francesa, combinando elegância e sofisticação.

2. Defina qual será o tipo/tema da festa

A escolha do cardápio também é influenciada pelo tipo de festa. Por exemplo, se for um evento mais formal, pode ser mais recomendado o serviço empratado, quando o prato sai da cozinha e é servido mesa a mesa. Já em festas de casamento mais informais, o modelo de ilhas gastronômicas pode ser uma excelente opção.

Além disso, há ainda a possibilidade de o cardápio combinar com o tema da festa. Por exemplo, se é um tema mais campestre, doces com cara de fazenda, como ambrosia, podem ser adicionados entre as opções de sobremesa.

3. Saiba quando será realizada a festa

Outro fator importante é saber quando a festa será realizada. Se for realizada pela manhã e com menor duração, é recomendado optar por um brunch, em um evento mais informal. No brunch, deve-se optar por pratos mais leves, frutas frescas, queijos, pães, croissants.

Já se a festa for realizada no horário do almoço, em um evento semiformal, um coquetel poderá preceder o almoço. O cardápio deverá ser mais elaborado que o do brunch, com entrada, prato principal, guarnições/acompanhamentos e sobremesas.

Entretanto, se a sua festa de casamento for realizada à noite, o cardápio deve ser mais robusto, pois a festa noturna normalmente possui uma duração mais longa. Nesse caso, geralmente o jantar também é precedido por um coquetel, e os pratos devem ser mais sofisticados. Tanto para o almoço quanto para festas noturnas, cardápios de filé, peixes e frutos do mar são boas dicas de opções mais elaborados e variadas para o seu evento. E, dependendo da sua duração, há ainda a oportunidade de um cardápio de altas horas, que pode conter itens como mini sanduíches e consomês.

Dica: para festas mais descontraídas e com maior duração, as mesas de resistência, que funcionam após uma hora do início do evento, são excelentes opções. Essas mesas podem ser desde mesas de frios com pratos quentes até mesas de jantar com prato de frios.

Lembre-se de também levar em conta a estação na qual será realizada a festa. Por exemplo, para o inverno, é preferível oferecer opções de sobremesas quentes. Para o verão, mais opções de saladas e sobremesas leves.

4. Escolha o tipo de serviço/pratos que podem ser montados

É preciso também escolher entre os tipos de serviços qual o que mais combina com o seu casamento.

No serviço americano, os convidados servem-se em ilhas, sem a exigência de garçom. Essa é uma opção para eventos mais informais.

Diferentemente, no serviço à inglesa, mais formal, os garçons trazem os pratos à mesa para que o convidado sirva-se.

Já na opção à francesa, os garçons servem os convidados em suas mesas, com os pratos já montados e decorados pelo serviço de buffet. Essa é uma opção mais requintada.

Na hora de escolher os pratos, também é importante pensar se há, entre os convidados, pessoas com intolerância à lactose, ao glúten ou vegetarianos. Para os últimos, por exemplo, opções variadas de massas e saladas serão valorizadas.

Além da variedade de pratos, sua apresentação é muito importante. A forma como os alimentos serão apresentados ou montados nos pratos/ilhas, sua identificação, combinação, tudo influencia na percepção que os convidados terão da festa. Além disso, é possível buscar uma harmonia entre a decoração e o cardápio, isso valorizará muito seu evento.

Se possível, escolha um Buffet em que você possa escolher o cardápio junto com o chefe, já que esse detalhe é super importante para harmonizar o cardápio e personaliza-lo.

O cardápio está entre os pontos mais importantes e marcantes da festa de casamento. Sua montagem exige planejamento e análise de diversos fatores. Uma dica final é contar com um serviço de buffet experiente, com estrutura adequada, boa reputação e comprometimento.

Veja aqui dicas de como escolher esse parceiro tão fundamental para o sucesso de seu evento.