Catering
Inaugurações, confraternizações, palestras e cursos, são alguns dos serviços que...
Saiba maisExistem diversas maneiras de decorar uma cerimônia de casamento e utilizar flores é sempre uma boa ideia. Elas são românticas, delicadas, coloridas e deixam tudo mais bonito.
Quem está planejando se casar nem sempre é especialista no assunto e, às vezes, parece que só a boa vontade não é suficiente para executar cada detalhe a fim de que tudo saia do jeitinho que você sonhou. Novamente, as flores são uma ótima alternativa, além de uma escolha bastante tradicional, mas quais flores escolher?
Essa é uma tarefa difícil e que merece muito cuidado, afinal, ninguém quer chegar no grande dia e ter uma decepção com a decoração do casamento, não é mesmo? Tudo precisa estar em harmonia e, acima de tudo, combinar com a personalidade do casal.
Para deixar essa missão mais fácil, preparamos algumas dicas que vão te ajudar a usar flores na decoração do seu casamento e organizar uma cerimônia cheia de delicadeza e charme:
Na hora de pensar a decoração do casamento, o gosto pessoal sempre prevalece (e deve ser assim mesmo!), mas será que só isso é o suficiente? Conversamos com a cerimonialista Maritsa Augusto, que contou com a ajuda de João Bueno, proprietário de uma floricultura, e eles pontuaram o que levar em conta na hora de escolher as flores para o casamento.
A época do ano: Nos meses de maio e junho, a maior parte das flores são mais caras por conta da procura no Dia das Mães e no Dia dos Namorados. Durante o inverno, a produção de flores também é menor, o que aumenta significativamente o preço.
O local da festa e da cerimônia: Casamentos ao ar livre e durante o dia precisam de flores mais resistentes e podem ter um aroma mais forte, como os lírios, jasmim e lavanda. Para ambientes internos, os arranjos podem ser menores e em menos quantidade, “nesse caso, menos é mais”, aconselha Maritsa.
O horário do casamento: Para eventos noturnos, flores mais marcantes como as rosas e as orquídeas são ótimas opções. Já para eventos de dia, as flores menores e delicadas em tons pastéis são mais adequadas.
Além de todos esses pontos, a personalidade e o gosto dos noivos devem ser os principais fatores considerados. Selecione quais são suas flores favoritas e leve a ideia ao florista para que juntos possam chegar a um projeto que caiba no seu orçamento e que satisfaça suas vontades.
A cerimonialista elencou quais são as 6 flores mais usadas nos casamentos. Confira:
As rosas já são bem conhecidas pelo romantismo que transmitem. Além disso, são flores resistentes e possuem uma paleta de cores bem extensa. A única ressalva é o preço, que costuma ser elevado.
A gérbera é uma flor muito charmosa e que também tem diversas variedades de cores. Elas são fáceis de cultivar, o que garante um preço mais acessível. Para você que vai casar ao ar livre, as gérberas vão deixar seu casamento delicado e colorido.
Se você é apaixonada pelas rosas mas elas não cabem no seu orçamento, o lisianthus é a alternativa perfeita. Essa flor é muito parecida com a rosa e floresce o ano inteiro, o que a torna mais barata sem perder a delicadeza e o romantismo.
O copo de leite é uma espécie bastante sofisticada e elegante. Os arranjos de copo de leite geralmente são altos e imponentes. Por serem mais raras e nobres, elas acabam sendo caras.
Popularmente chamada de “mosquitinho”, as gipsofilas geralmente são utilizadas para dar volume aos arranjos. Elas podem ser utilizadas em qualquer tipo de casamento e são bastante acessíveis. Caso você queira optar por flores mais caras, mas em pequena quantidade, completar o arranjo com as gipsofilas é uma ideia interessante.
As flores do campo são várias espécies de flores que nascem espontaneamente no campo e necessitam de poucos cuidados. Juntas, elas formam buquês ou arranjos coloridos e mesclados, o que dá um toque descontraído aos casamentos. Por demandar poucos cuidados e não precisarem de replantio, elas são bem baratas e fáceis de encontrar.
São muitas opções e cabe aos noivos e as pessoas que os ajudam escolher quais flores serão ideais para o casamento. A cerimônia deve transmitir a personalidade dos noivos com flores que afirmem isso.
A cerimonialista também apontou quais flores são mais adequadas para cada estação do ano. Veja na tabela abaixo qual flor é mais indicada para a data do seu casamento:
Assim como as frutas, cada flor tem sua particularidade e pode ser mais fácil encontrá-la em determinada época, o que também interfere em seu preço e no frescor.
Algumas flores são mais baratas que outras por serem encontradas com mais facilidade e também porque demandam menos cuidados. Uma dica interessante é apostar em flores mais em conta para fazer volume nos arranjos e colocar algumas flores mais nobres como pontos de cor.
Boas escolhas: Gipsofila (mosquitinho); Crisântemo; Cravo.
Para a noite, utilizar flores mais coloridas na decoração do casamento pode ser uma alternativa interessante. Elas funcionam muito bem com a luz artificial do local do casamento.
Boas escolhas: Tulipa; Copo de leite; Rosa.
Geralmente em casamentos rústicos, os noivos optam por objetos em madeira e ornamentos menos delicados. Nesse caso, as flores em tons terrosos caem super bem.
Boas escolhas: Girassol; Hortênsia; Dente de leão.
Casamentos no campo combinam com detalhes naturais. Investir em folhagens junto com flores pode dar um ar bucólico ao seu casamento, o que fica super charmoso e as fotos com certeza ficarão incríveis!
Boas escolhas: Margarida; Gérbera; Flores do campo.
Ainda está difícil escolher quais as flores perfeitas para o seu grande dia? Selecionamos mais algumas fotos para servir de inspiração.
O casamento é um momento muito especial que ficará eternizado. O cuidado com a decoração e, principalmente com as flores, é essencial para que essa ocasião seja lembrada com muito carinho. Quem não adora ver fotos de casamentos com a decoração impecável?
Inaugurações, confraternizações, palestras e cursos, são alguns dos serviços que...
Saiba maisA hora e o momento do dia (ou da noite)...
Saiba maisConheça algumas vantagens dos casamentos dominicais Por uma questão de...
Saiba mais