Catering
Inaugurações, confraternizações, palestras e cursos, são alguns dos serviços que...
Saiba maisSaiba como escolher as músicas para cerimônia de casamento. Algumas dicas para fazer a trilha sonora do dia mais especial da sua vida.
O primeiro ponto a se avaliar é onde será realizada a cerimônia, se seu casamento é em igreja, verifique as normas da mesma, quantidade de entrada e musicas permitida. É importante alertar que quanto mais entradas você colocar mais tempo vai durar a cerimonia, um casamento com oito musicas dura em média 1 hora. Use sempre o bom senso, caso não consiga usar todas as musicas que gostaria na cerimonia, peça a banda ou DJ para tocar na recepção aos convidados.
Cada momento pede uma música adequada, listamos algumas opções para entrada do noivo, padrinhos, pajens, daminhas e etc. Confira algumas sugestões na hora de escolher a músicas para cerimônia de casamento:
Você pode optar por uma música instrumental, um tema de filme ou alguma canção que remeta a algum momento importante para o casal, lembrando que de modo algum deve sobressair à entrada da noiva.
Deve ser a musica mais marcante do casamento, que seja forte e cause impacto, o mais tradicional a ser tocado em casamentos é a marcha nupcial, anteceda de clarinada ou campanas.
Músicas suaves, com temas infantis com solo de instrumentos como violino ou flauta.
Música sacra, que faça parte do contexto deste momento, Ave Maria ou Pai Nosso são ótimas escolhas.
Esse é o momento mais livre onde aquela música romântica que fez parte do namoro pode entrar.
Momento onde uma musica mais animada pode ser usado na cerimonia do seu casamento. Este é um momento único e muito alegre, onde deve começar a animar os convidados para festa.
Matéria do blog Papel e estilo
Escolher as músicas de casamento, definitivamente, não é uma tarefa fácil! É preciso definir uma trilha sonora que seja de acordo com o tipo da sua cerimônia – tradicional/moderna – que os instrumentos dos músicos combinem com a acústica do local e que cada momento seja marcado com uma música especial para os noivos – Trazendo uma avalanche de emoções ao longo da cerimônia de casamento. Pensando na dificuldade para escolher as músicas para casamento, nós conversamos com a Rita Del Chiaro, a diretora artística do Coral Del Chiaro, para dar dicas essenciais sobre como escolher as músicas para casamento! Confira!
Antes de pensar em qualquer música, os noivos precisam definir o local da cerimônia de casamento. Isso porque alguns locais possuem diversas regras e restrições quanto repertórios excêntricos. Portanto, converse com o responsável do local para verificar o que pode ou não, tocar no durante a sua cerimônia de casamento. É preciso respeitar as regras em primeiro lugar!
“Também é importante verificar com quem vai celebrar o casamento dos noivos. Ás vezes, é um casamento num espaço mais livre, onde a noiva mesmo monta o casamento, mas o celebrante é um padre ou pastor. Eles também têm as indicações e regras do que pode ou não ser tocado durante o Rito, por isso é sempre importante se certificar se todas as músicas estão liberadas antes”, lembrou Rita.
Por fim, se a noiva escolher uma cerimônia mais leve, com um mestre de cerimônias, ela pode personalizar a trilha sonora da maneira que quiser, com músicas para casamento modernas e de acordo com a personalidade dos noivos.
Antecedência é importante! Para que tudo aconteça conforme planejado, é importante contratar os músicos para festa de casamento assim que os noivos fecharem o local. Assim os noivos conseguem se organizar direitinho até o grande dia. “Nós recomendamos de 12 a 08 meses de antecedência. Ás vezes nós temos uma apresentação no lugar que os noivos pretendem casar. Então a gente manda uma agenda para eles conferirem como fica o resultado. Tendo o prazo, é mais fácil de se organizar”.
Depois de definir o espaço e verificar as restrições com o mestre de cerimônia, o ideal a se fazer é buscar por profissionais que entendam – e muito – do assunto. Dessa forma, eles podem aconselhar as melhores opções de acústica, arranjos, e melhores instrumentos para casamento.
“A gente sempre orienta que a noiva olhe todo o conjunto, toda a cerimônia, como ela vai ser e o perfil do casamento, para depois ela decidir os instrumentos e tipos de música que ela vai usar. Assim fica tudo ornando e com a cara dos noivos!”, conta.
Por exemplo: os casais que terão uma cerimônia diurna, na beira da praia, precisam de um clima leve para a cerimônia. Portanto, o mais indicado seria tocar músicas suaves, que condizem com o estilo do casamento.
Procure por profissionais da área, que possam te indicar as melhores opções e tornar o seu sonho realidade!
O Del Chiaro, por exemplo, possui um diferencial no processo de escolha do repertório. “Depois que os noivos fecham o contrato, a gente fornece um Login e Senha dentro do nosso site, onde eles podem acessar e abrir todo o repertório que a gente tem – tocado por nós mesmos. Então, eles ouvem e votam em quais músicas eles gostam e quais não gostam. Já é um primeiro filtro. Depois que eles passam por esse filtro, nós marcamos uma nova reunião para dar a nossa opinião e parecer técnico a respeito das escolhas. É preciso fazer isso, senão acontece da noiva escolher uma música que não combina, ou que não vai ficar bacana com a cerimônia dela. A gente precisa orientar para ajudar a deixar do jeito que a noiva quer.”, explicou.
A cerimônia de casamento pode variar entre 6 a 10 músicas. O que definirá isso é o tipo de cerimônia e celebração que o casal deseja. Geralmente a igreja já determina a quantidade de músicas para casamento permitidas na cerimônia. Porém, se é uma celebração fora da igreja, a noiva fica mais livre para colocar a quantidade de músicas para casamento que quiser.
Dica: Caso o casal escreva os Votos de Casamento, também é interessante colocar uma música suave para tocar ao fundo!
Inaugurações, confraternizações, palestras e cursos, são alguns dos serviços que...
Saiba maisA hora e o momento do dia (ou da noite)...
Saiba maisConheça algumas vantagens dos casamentos dominicais Por uma questão de...
Saiba mais