A festa de 15 anos é um momento mágico tanto para a debutante, quanto para os pais da aniversariante. A comemoração vem desde os tempos de Dom Pedro I e a celebração era um ritual que servia para indicar a mudança da fase infantil para a reprodutiva e, também, a apresentação da menina, que estava virando mulher, para a sociedade.
Hoje, a comemoração é encarada como um momento de princesa, de transição, e para que tudo seja perfeito requer muito planejamento. Um dos pontos mais delicados na organização é o cardápio, que precisa agradar a todos, para que a festa realmente seja perfeita. Nesta hora surge a dúvida: o que servir em uma festa de 15 anos?
O primeiro ponto a ser considerado é que o ritmo dos adolescentes, quando o assunto é festa, é diferente do dos adultos, mas obviamente um baile de debutantes conta com adultos entre os convidados então é preciso tentar agradar a todos. Quer saber como? Confira nossas dicas a seguir!

Cardápio para festa de 15 anos: tipos de serviços

Franco Americano

Este serviço é estilo self-service. Os convidados se dirigem até o buffet e escolhem os pratos de sua preferência. Neste caso, convidados escolhem se comem em pé ou em pequenas mesas altas, por exemplo.

À francesa

Indicados, principalmente, para festas com maior requinte. Os convidados são servidos à mesa pelos garçons mediante pratos já prontos.

Americano

Os convidados se servem em buffet, porém, diferentemente do modelo Franco Americano, retornam à mesa para comerem sentados em seus lugares.

À Inglesa

Este serviço é semelhante ao atendimento à francesa, entretanto, ao invés do serviço na mesa ser de pratos quentes e prontos, circulam bandejas para que o convidado se sirva com o que for de sua preferência.

Cardápio para festa de 15 anos: Tipos de pratos

Ao escolher o cardápio há que se avaliar o público para o qual ele estará sendo servido. No caso de uma festa de 15 anos, a maioria é de jovens e para eles é sempre bacana disponibilizar serviços mais informais como finger foods, que além de deliciosos, são próprios para se comer em pé, a caminho da pista de dança ou em uma rodinha de bate papo.
Além disso, ilhas gastronômicas também são indicadas por proporcionarem certa interação aos convidados.
Para ajudar ainda mais nesta tomada de decisão, daremos, a seguir, algumas dicas importantes. Confira!

Dicas para escolha do cardápio

1. Seja criativo

Atualmente é muito grande a variedade de quitutes e seus convidados certamente irão adorar experimentar coisas diferentes. Se for um período mais frio, pode-se escolher um caldo acompanhado com croutons, massas e risotos ou se o período for mais quente canapés frios e quentes, sushis, mini sanduíches, mini pizzas, batatas fritas, quiches…
Para ter certeza da qualidade do que está servindo e ajudar na seleção é importante pedir uma degustação prévia ao buffet escolhido.

2. Decida de acordo com o perfil do público da festa

Com um público bem dividido entre adolescentes e adultos é recomendado que se mescle o coquetel com o jantar. Você pode servir um jantar para aqueles que estão nas mesas e o coquetel para os amigos colocados em lounges, por exemplo, agradando assim os dois públicos e também economizando ao fazer essa dosagem.

3. Festa temática precisa de cardápio temático

Se você optar por uma temática na festa é legal que o cardápio acompanhe isso. Uma festa mexicana deve ter um cardápio mexicano, uma festa oriental, seguir a linha com sashimis, sushis, temakis, etc., mas é sempre importante também ter uma opção na manga para aquele convidado que possa ter alguma restrição a determinado ingrediente ou culinária exótica.

4 – Cuidado com alergênicos

Na hora de montar o cardápio é importante cuidar para que haja um equilíbrio entre os alimentos oferecidos. Produtos que levam camarão, corantes, glúten ou leite têm uma parcela de público alérgica, por isso, optar por uma variedade grande de petiscos pode evitar transtornos desnecessários.
E as dicas não param por aqui! Confira também ideias diferentes para fugir da valsa tradicional dos 15 anos!

2

Nenhum comentário até o momento.

Deixe uma resposta